sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CRIANDO FUNÇÔES PERSONALIZADAS

E aí pessoal! Depois de um longo e tenebroso inverno, volto para conversarmos sobre VBA.
 
Aprenderemos hoje a criar funções no Excel, é isso mesmo, FUNÇÕES, assim como SOMA, MÉDIA, PROCV, teremos nossas funções personalizadas. Vamos a prática então!
 
Para iniciarmos nosso exemplo precisamos habilitar a guia DESENVOLVEDOR (veja como habilitar no exemplo abaixo, “MACRO”), nela encontraremos a ferramenta “VISUAL BASIC”, acesse e aparecerá uma tela semelhante a figura abaixo:
 
 
Clique em “Inserir” depois em “Módulo”, será inserido um módulo no item “Esta_Pasta_de_Trabalho”, como pode ser visto na figura acima. Agora vamos entrar nesse módulo, para isso precisamos dar dois cliques sobre ele. Voltamos no item “Inserir” e selecionamos “Procedimento...”, aparecerá a tela abaixo:
 
 


Coloque o Nome* da nossa função (usei no exemplo o nome “JUROS_SIMPLES”) e no TIPO escolha “Função”. Clique em “OK”

Aparecerá a tela abaixo:

 
 
 
Dentro dos parênteses vamos escrever o nome dos parâmetros da nossa função, segue abaixo detalhamento:
 
Valor – É o valor no qual será calculado os juros.
Datafinal – Parâmetro que determinará o final do período, na teoria é a data do pagamento.
Datainicial – Parâmetro que determinará o inicio do período, na teoria é a data do vencimento do titulo.
Juros – Parâmetro que determinará o percentual de juros ao mês aplicado.
 
Segue abaixo a função pronta:
 
 

Agora voltamos para o Excel para testar a nossa função:
 

Será que funciona?!

 
 
Muito bem!
Esse tal de Bill Gates é um espetáculo! Haha
 
*O campo “Nome” da função não poderá conter espaço, quando necessário separar palavras utilize underline.


Grande Abraço!

Prof. Darlan

5 comentários:

  1. Fala Darlan.

    Cara, não esquece de colocar aquele esquema para não deixar a planilha abrir sem colocar o login e a senha, usando a opção "cancelar" e depois abrindo novamente.

    Willian

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogador, vou colocar alguns comandos importantes, inclusive esse, mas antecipo o código pra vc:

      Workbooks("NomeDoArquivo").Close False

      O "False" no fim determina que o arquivo não será salvo...

      Abraço!

      Darlan

      Eliminar
    2. Fala Darlan,

      Em que local devo inserir este comando? E quando você fala "NomeDoArquivo" seria estapasta_de_trabalho ou o nome do arquivo mesmo?

      Eliminar
  2. Willian,

    Vc precisa colocar este comando dentro do seu IF, no evento "Terminate"... Lembra?
    NomeDoArquivo é o nome da sua planilha... Para o exemplo da aula "Estoque.xlsx".
    Abs!

    Darlan

    ResponderEliminar
  3. Darlan...to compartilhando o site onde há muitos ícones para quem quiser construir planilhas com um visual melhor e usar como botões...

    http://www.iconarchive.com/

    ResponderEliminar