Nesta postagem inicial trataremos de um assunto para usuários considerado AVANÇADO no Excel. Falaremos sobre a função PROCV.
A função PROCV (PROcura Coluna Valor) tem a finalidade de procurar determinado valor na primeira coluna da esquerda de uma tabela ou relatório estando na mesmo ou em outra planilha.
Esta função possui 4 parâmetros, são eles:
Valor procurado: Código ou nome que será procurado na primeira coluna da esquerda da tabela ou do intervalo de célula.
Matriz tabela: É o intervalo de células onde serão procurados na primeira coluna da esquerda o “Valor procurado”
Numero índice Coluna: É o numero sequencial que representa a coluna no qual está a informação que queremos que retorne para a nossa função.
Procurar intervalo: Este parâmetro define se a busca será por um valor exato ou não.
No exemplo abaixo, vamos utilizar a função PROCV para localizar, através do número da matrícula, os dados do colaborador na plan2 (relatório de colaboradores). Faremos um PROCV para retornar o “Nome” e outro para retornar o “Cargo”, nas células C4 e D4 da plan1, respectivamente. Veja na imagem abaixo que o Valor Procurado será a célula B4 da plan1 para ambos os PROCVs, ou seja, tanto para a célula que retornará o “nome” quanto para a que retornará o “cargo”, o parâmetro de busca será o mesmo, o número da “matrícula”.
Função da célula C4: “=PROCV(B4;”
Função da célula D4: “=PROCV(B4;”
Definido o Valor Procurado, vamos agora a Matriz Tabela. Para este parâmetro temos algumas considerações importantes:
1º - Na primeira coluna da Matriz Tabela deverá ter a informação do Valor Procurado, ou seja, estamos localizando o colaborador por meio do número da matricula da plan 2... Correto? Então a primeira coluna da Matriz Tabela deverá ser a da “Matricula”.
2º - O intervalo da Matriz Tabela deverá ir até, no mínimo, o valor que queremos trazer, isto é, se queremos que retorne o valor da coluna C nossa matriz será “Plan2!B5:C17”, se queremos que retorne o valor da coluna D nossa matriz será “Plan2!B5:D17”. Importante ressaltar que ambas as células poderão ter como Matriz Tabela o intervalo “Plan2!B5:D17”, pois lembro que o intervalo é, no mínimo, até a coluna desejada, neste caso a coluna C estaria dentro da matriz.
Função da célula C4: “=PROCV(B4;Plan2!B5:C17”
Função da célula D4: “=PROCV(B4;Plan2!B5:D17”
Vamos agora definir o Número Índice Coluna, para isso precisamos entender como funciona. Na figura abaixo destaquei em verde as colunas que representam o número índice de coluna, reparem que a contagem inicia na primeira coluna do intervalo, não tendo relação com a primeira coluna da planilha. Desta forma, se desejamos que retorne a informação “Nome” precisamos definir este parâmetro como “2”. Para retornar o “Cargo”, precisamos definir este parâmetro como “3”.
Importante: Para este parâmetro devemos utilizar apenas número, sem aspas.
Função da célula C4: “=PROCV(B4;Plan2!B5:C17;2”
Função da célula D4: “=PROCV(B4;Plan2!B5:D17;3”
Para o último parâmetro precisamos definir se a busca será aproximada ou exata, isto é, caso o número procurado não exista na Matriz Tabela, o valor mais próximo será o resultado da fórmula... Costumo dizer que 99,99% das vezes no qual precisamos utilizar a função PROCV, as buscas serão exatas, desta forma, devemos utilizar o parâmetro “0”. Para busca aproximada devemos deixa o campo em branco ou o número “1”.
Função da célula C4: “=PROCV(B4;Plan2!B5:C17;2;0)”
Função da célula D4: “=PROCV(B4;Plan2!B5:D17;3;0)”
Valeu pessoal!
Até...
Professor Darlan
Demais! Muito instrutivo.
ResponderEliminarFicarei no aguardo dos próximos posts.
Abraço!
opa! Show de Bola....bora postar mais umas coisas aí....depois fala como fazer o PROCH ! Abraço!
ResponderEliminarMuito boa a postagem. Se puderes dar umas dicas sobre fórmulas financeiras me ajudaria bastante... tipo para cálculo de financiamento, valor presente, valor de quitação etc... abraços !
ResponderEliminarMuito legal essa ideia casca!!! Parabéns mesmo, jogador diferenciado é outra coisa!
ResponderEliminarPosta assuntos sobre o VBA para iniciantes!
Valeu meu irmão
Abração!!!!
Casca de romã
Olá Darlan,
ResponderEliminarMuito boas suas dicas. Só pra acrescentar. Uma melhor forma de diferenciar o PROCV do PROCH é que o primeiro faz a procura na Vertical e o outro na Horizontal.
Abraços
Kleyton da Silva
Com toda a certeza é muito importante conhecer e saber utilizar a procv visto que ela é muito utilizada no ambito empresarial. Muito boa a sua abordagem sobre esta função.
ResponderEliminarBoa noite, sua instrução a respeito PROCV, foi de grande aprendizado para mim, sua explicação foi clara e objetiva. Já fiz o curso excel avançado mais foi muito corrido. Obrigada pelo acesso a seus conhecimentos.
ResponderEliminarDarlan, bom dia.
ResponderEliminarQueria uma ajuda com essa função PROCV no seguinte:
Tenho uma planilha de caixa com abas de jan à dez, e no final uma outra aba como relatório. Qual o problema: nessa aba relatório eu preciso que puxe as informações de cada aba de acordo com cada cliente lançado. Por ex. cliente X, eu lancei para ele em jan uma entrada no valor de 0,00 no dia dd/mm/aaaa, depois outra em fev, também uma saída em mar e outra em mai. Então eu preciso que na aba relatório para o cliente X, um relatório geral com todas entradas e saídas e datas, tem como fazer isso? Obrigado!
Sou super leiga em Excel, e demorei até entender essa função, apesar de ler vários post. Com o seu eu consegui!!! Muito obrigada.
ResponderEliminarAbr
Tatiana